Galeria de Arte Dayse Resende

Joana Dárc Fortes

Mineira de Barbacena, Joana Dárc Fortes vive e trabalha em Vitória desde 1999. Participa de diversas mostras coletivas: Galeria do Centro de Artes – UFES; Espaço Cultural Yazigi, Escritório de Arte Sandra Resende, Centro Cultural da UFMG-MG.

Foi selecionada para o 5º Salão Capixaba do Mar 2003/2004; 1º Salão Capixaba do Mar 1999-2000; 4º Salão Yazigi de Arte no Espírito Santo. 2001/20002; I Salão de Arte de Vitória - Vitória –ES. FoiMenção Honrosa no 3º Salão Capixaba do Mar 2001/2002 e recebeu o Grande prêmio do Júri – 1º lugar - Mostra Coletiva do 33º Festival de inverno da UFMG - Centro Cultural da UFMG –BH- MG.

Em 2002 realizou sua 1º individual na Galeria Homero Massena em Vitória - ES.

A figuração da pintura de Joana é fruto de sua memória, de suas aspirações, da sua criação católica, das lendas do candomblé, das vivências de sua infância, dos livros que lê e das notícias de televisão. Seus procedimentos de composição e execução formais, apesar de simples, não baseados nos padrões clássicos, como perspectiva, lei áurea e proporções, são autênticos em expressão, ao modo de representar.

Há várias características que sustentam o caráter contemporâneo do trabalho de Joana D’Arc Fortes, no entanto não exaurimos as associações ou as propostas de leitura para seu trabalho. O que segue são apontamentos encontrados em algumas obras: A fusão da escrita e a pintura; a retomada da pintura como linguagem artística; a utilização de códigos visuais de diferentes tempos e espaço; a forte relação com a identidade da autora; o uso de temas do senso comum, apropriados para o contexto de obra de arte; o tratamento conceitual, valorizando o campo simbólico como espaço de diálogo do real com o imaginário, trazendo para o trabalho artístico uma experiência pessoal e a apropriação de uma linguagem, sendo rediscutida aqui: o Primitivismo.