Galeria de Arte Dayse Resende

Sandra Resende

Sandra Resende Fortes nasceu em Barbacena- MG. Artista plástica e designer têxtil, vive e trabalha no ES desde a década de 80. Sua formação baseia-se no design de estamparia, cursos livres tais como Procedência e Propriedade com Charles Watson e em festivais de arte: Ouro Preto, Diamantina, Nova Almeida e Dynamic Encounters International Art Workshops.

Participou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil.(Galeria Homero Massena, Centro cultural UFMG, Galeria de arte pesquisa).

A pintura desta artista experiente e diversificada é pautada no desenho e na gestualidade e para alcançar seus objetivos ela utiliza desde as texturas formadas pelo acúmulo das camadas de tinta, passando pelo giz pastel, o grafite e o giz de cera, à aquarela translúcida que se mescla com o prata, o dourado, formando zinabre em pontos essenciais da obra.

Sandra trabalha a materialidade da obra, explora a luminosidade da cor, as manchas e suas reentrâncias oscilando entre a leveza e o seu oposto. A erosão, desgaste inevitável, provocada pelo tempo mostra o seu poder na obra de Sandra. Observamos no percurso criativo desta artista um refinamento, como se obra, anciã, falasse ao mundo sobre o que viu e aprendeu durante a vida.

As questões e questionamentos da poética de Sandra Resende Fortes estão para além da técnica e das escolas, ela busca o universal da linguagem, seu lugar é o não-lugar e o seu tempo é fora do tempo, Sandra busca o Eterno, e esse é o segredo da sua contemporaneidade.

Durante sua carreira a artista realizou variadas exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior e sua obra transita desde o acadêmico/ figurativo e o contemporâneo. Em seu ateliê Sandra executa diversos trabalhos tais como murais, quadros, gravuras e ilustrações. Ela também cria objetos, desenhos e pinta arte sacra.

Texto: Renata Bomfim
COMPRAR
Série Howth
 Mar de Howth, 200x 250, ast,2013
Série Howth
Série Howth, 100x 200, ast,2013.












Trabalhos de Arte Sacra

Sandra Resende Arte Sacra



Sandra Resende, artista plástica, (Barbacena Minas Gerais, Brasil, 1952) que, com sua arte e espiritualidade, nos revela com seus trabalhos, através de suas linhas e cores, o transcendente, integrando a tradição da arte cristã no mundo contemporâneo e na Igreja de hoje.







Nenhum comentário