Galeria de Arte Dayse Resende

Sérgio Helle

O pintor, gravurista e designer Sérgio Helle vive e trabalha em Fortaleza Ceará.

Em 1988 realizou sua primeira mostra individual. Conta com várias coletivas no Brasil e exterior. Foi um dos primeiros artistas cearenses a utilizar o computador como ferramenta artística, tendo realizado, ainda em 1995, sua primeira exposição usando a técnica de infogravuras. 

Entre suas premiações estão o Prêmio Pintura da XII Unifor Plástica, e Prêmio Gravura do 52° Salão de Abril -2001. Desenvolve um trabalho em que mescla as mais novas ferramentas digitais com as linguagens tradicionais da arte o desenho e pintura. Ganhou o Prêmio Gravura do Salão de Abril, em 2001. Com esse trabalho, o artista foi convidado pela curadora Leonor  Amarante para participar da III Bienal do Mercosul, naquele mesmo. ano.
Sobre ela, registra Herbert Rolim, no livro Salão de Abril – De casa para o mundo do mundo para casa: “Foi o primeiro caso de infogravura, que aparece nos registros do Salão de Abril, reconhecido como categoria.”

No final de 2010 lançou o livro Acqua, junto com uma exposição de 23 trabalhos, entre pinturas e infogravuras – em alusão ao vigésimo terceiro ano de carreira. O livro revela as experiências do artista com ferramentas digitais, o computador e a criação de seus trabalhos poéticos, com recurso da tecnologia cria novas séries de obras, e aborda seu universo poético que permeia a imagem humana, o planejamento, a fluidez e o ritmo.

Suas obras da série Acqua surpreendem e interagem com o corpo, água, luz e cores. Já a série Fragmentos foram executados em técnicas mistas e infogravuras se aproximam da abstração, especialmente nos detalhes, nos movimentos, ritmos da água, desfocando, misturando imagens.


Obras de Sérgio Helle
http://www.eshoje.jor.br/index.php?id=%2Fcolunistas%2Fclarissa_leal%2Findex.php

Nenhum comentário